Vivi nesses últimos dias em uma conexão entre esses dois lugares, e pude traçar um paralelo entre os dois.
Ônibus
Em Porto a passagem é 2,30, os ônibus são mais espaçosos e mais comfortáveis, têm ar-condicionado (quando alguém vai descer, a porta abre e solta um jato de ar gelado pra compensar o calor que entra), os cobradores são mais educados e ajudam se o cara está meio perdido.
No Guaju o cara pega o ônibus e já é assaltado 2,70 a passagem. Santa Maria lotado, não dá nem pra pensar lá dentro, um fedorão, todo mundo se empurrando, o cobrador e o motorista mal educados pra caraio.
Lugares
Em Poa os lugares são mais limpos , mais bonitos, prédios antigos porém conservados, muita coisa, cidade com cultura, tudo que tu quiser encontrar têm lá...desde camelôs a grandes empresas, tudo gira em torno de Porto Alegre, cidade gigante, lógico que tem as partes ruins, mas as partes boas se sobresaem sobre as ruins.
Guaju, uma merda...o melhor que tem ali é a lotérica porque o cara não precisa ir no Centro, se bem que a fila que sempre tem dá tempo de ir no Centro e voltar. Tem a entrada que é bastante movimentada, o único perigo é levar um tiro do nada, a praça da Brigada famoso ponto de consumo de entorpecentes, os prédios também chamados de pombais, e os setores 4,5,6 em que não há o perigo de levar um tiro e sim a certeza.
Pessoas
Em Porto as pessoas são mais sérias, mais reservadas deve ser pelo trabalho, pela correria do dia-a-dia, agem como robôs programados pra seguir a mesma rotina, eu digo isso pelas pessoas que vejo no Centro de Poa, no meio daquele mar de gente.
No Guajuviras dentro do Santa Maria voltando pra casa eu vi os tipos de pessoas do Guaju. Pessoas mais descontraídas, e também os mesmos tipos de sempre, uns guri com cara de marginal, os véios bêbados nos botecos contando histórias, as minazinhas vazadas pra caramba de shortinho curto até num frio de 5 graus dando mole pro cara, a gurizada amiga na frente dos prédios e calçadas conversando e bebendo um refri ou seja lá o que for, um monte de gente ali perto do studio de tatuagem bebendo cerveja em umas garrafas pet cortada ao meio. as pessoas do guaju são mais tri,e enquanto tu caminha assim pela entrada, dá até uma emoção a mais porque tu nunca sabe qual a pessoa que pode te dar um tiro ou uma facada do nada, sim isso acontece com frequência no Guajuvis.
No final das contas a verdade é que eu vivo no Guajuviras e por enquanto não tenho escolha tenho que viver aqui. Lógico que espero que não seja pra sempre mas por enquanto é o que tem. Porto Alegre? Talvez em um futuro próximo, não sei ainda.
domingo, 20 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário