quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

“Canoas que me seduz” (1)

Falarei sobre a cidade em que vivo...
Morador de Canoas há 19 anos sei que Canoas é um saco, mas tenho consciência de que é melhor que Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Esteio e Alvorada. Vou dividir em tópicos para melhor visualização... :D

Localização

Canoas está localizada entre o Vale dos Sinos e Porto Alegre, servindo como separação entre esses dois lugares (assim como Santa Catarina separa o Rio Grande do Sul do Paraná). Não é uma cidade pequena, mas não se compara a Porto Alegre.

Geografia

Tirando as vilas e invasões, que somam 93,78% da cidade, Canoas está dividida em algumas microrregiões:
♦ Parte do Shopping: Onde o dito cujo do Shopping está localizado (o melhor que tem neste Shopping é o cinema, se tu não for ver um filme será obrigado a ficar andando em círculos dentro dele, pois não há muito o que fazer lá) e conta com os bairros Mathias Velho, 5 Colônias, Harmonia, Vila Cerne, Santo Operário e deve ter mais algum que não lembro.
♦ Parte do Meio: É a parte que fica entre a linha da Trensurb e a BR-116. É nela que estão o centro administrativo da cidade e o ponto turístico principal, a Praça do Avião, além do Conjunto Comercial de Canoas.
♦ Parte do Capão: É onde estão os bairros de playboys ricaços, o Jardim do Lago e o Moinhos de Vento, é o parque onde os “magais” vão beber cerveja, fumar maconha e se divertir fazendo racha de moto no fim de semana.
♦ Parte do Hospital: Pelas redondezas do açougue Nossa Senhora das Graças e descendo mais um pouco encontram-se os Bairros Niterói (é a fronteira entre Canoas e o resto do mundo, além de ter o Dique, lugar usado para desova de cadáveres), Fátima, Nossa Senhora das Graças, Granja e Elo Perdido esses dois últimos não são bairros propriamente ditos.
♦ Parte da Boqueirão: O mais famoso bairro é o Guajuviras, onde eu vivo. Uma das maiores discussões que sempre acontece é de qual bairro é o mais perigoso, Mathias Velho ou Guajuviras?. Por conhecimento de causa e já ter morado nos dois, aposto tudo no Guaju.
♦ Bairros Secretos: Há ainda uma lenda sobre uma região chamada Igara, cuja paisagem seria a de praças abandonadas senão por cachorros de rua, casas sempre com as janelas fechadas, ônibus sem nenhum passageiro, bolas de feno rolando pelas ruas (preste atenção: você teve, tem ou terá uma namorada(o) que mora na Igara)...
Canoas também possui uma cidade-fantasma secreta, Morart. Só tendo “as manhas” para chegar lá. Outra alternativa é pegar o ônibus Morart. Quem foi não volta...outros locais similares: Ozanan, Central Park e Estância Velha Linha 3 (conhecida por suas gangues de motoqueiros).

(TO BE CONTINUED)

Nenhum comentário:

Postar um comentário