quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

“Canoas que me seduz” (2)

Clima e Paisagem

Canoas possui um clima classificado pelos climatologistas como “subpolar tropiqueniâno temperado com borda de catupiry”, ou seja, no verão é quente pra caralho, e no inverno faz um frio filho-da-puta. A paisagem é diversificada e podemos encontrar desertos, asfalto, paralepípedos, cascalhos, lixões, aterros, valões, grama sintética… enfim, tudo menos calçadas. Além de pessoas criando galinhas e porcos em seus quintais; as inúmeras carroças adubadoras de asfalto, que aliadas às chaminés da Refap, são responsáveis pelo cheiro ruim da cidade.

Economia

Baseia-se na venda de agulhas para limpar fogão, giz que mata barata, cavalinho de corda que anda, puladores de faca, vendedores de pomada, DVD Rick & Renner Acústico, cortador de legumes, churros, troca de vale-transporte e mandolate. A indústria gastronômica também tem sua parcela de participação, possuindo um Xis para cada 12 habitantes (os melhores “xises” do universo estão em Canoas, feitos nos piores lugares, quanto pior e mais podre o lugar, melhor o xis).
Há também os supermercados: o Bourbon (esse voltado para elite, tudo lá é mais caro), o Carrefour e o Big, estes 2 últimos voltados para pobres como eu, sempre com grandes estoques de cerveja Schincariol, guaraná Fruki, Miojo e aquela carne de segunda para garantir o fim-de-semana. Também há o Nacional que agora mudou de nome para Todo Dia, e ainda têm uma grandiosa rede de supermercados chamada Brehm, formado por filiais que parecem se multiplicar cada vez mais.

Educação

A cidade possui muitas escolas entre particulares, estaduais e municipais, algumas delas famosas por seus pichadores, traficantes, e espancadores de professor que "estudam" nelas. Canoas ultimamente tem tentado despontar como uma cidade universitária, que já possui a Ulbra (Universidade Lucrativa do Brasil), a UniRitter (antiga Ritter dos Reis) e o La Salle como centros acadêmicos de “respeito” que com muita sonegação e maracutaias conquistaram muitos universitários.

(TO BE CONTINUED)

Nenhum comentário:

Postar um comentário